sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Por que ter um blog

 
Hoje vocês vão me dar licença e eu vou escrever só para a UJS. Bom, o fato é que eu estou indo para o curso de formação da UJS em Araruama/RJ e gostaria de deixar uma reflexão inicial sobre nossa formação teórica e cidadã. Então a pergunta que irá mover o texto é o título, isto significa falar de um problema que não me é caro, a organização. Digo isto por que sou, por assim dizer desorganizado, e por que não me organizo mais.
Acho que devo começar pelo princípio e transformar este post num post para todos os ativistas sociais. Então tentarei, sem requintes históricos, falar sobre o que é a UJS. A União da Juventude Socialista é uma juventude que compõe o movimento social, como seu nome mesmo diz ela é socialista.
O que é a UJS
Dizer isto seria suficiente para uma discussão infinda sobre o que é o socialismo mas, em suma, não acreditamos no capitalismo e numa perspectiva, segundo meu entender, não evolucionista acreditamos que é necessário fundar uma nova sociedade sobre novos valores e novas bases econômicas. Nossa referência teórica é o marxismo e o leninismo. Peço vênia para dizer que nossa referência teórico prática é o marxismo-leninismo. O que quero dizer é que temos uma referência oriunda da leitura teórica e uma referência de nossa tradição histórica de prática. Somos revolucionários e reivindicamos a guerrilha do Araguaia.
Na quadra política atual somos aliados dos movimentos que defendem terceiras vias a uma por que não acreditamos em isolacionismos, somos um movimento amplo, a duas por que entendemos que o povo Brasileiro precisa de desenvolvimento econômico e social para atingir condições humanas que o permitam desenvolver a luta que propomos. Por outro lado não vemos o processo como etapas então não abrimos mão da luta pelo socialismo já e de formar jovens capacitados para pensar a realidade social e transformá-la radicalmente. E isto é tudo que é necessário dizer para que eu possa entrar no tema central.( Perdoem-me os camaradas se houver alguma impropriedade ou ponto de discordância.)
Aspectos político-teóricos para se ter um blog
Como podem perceber a pergunta que me move é “Por que um militante da UJS deveria ter um blog?” Todos sabemos que nossas vidas são agitadas e temos pouco tempo para a tarefa de escrever que é egoísta e ocupa tempo e estudo de forma que pode parecer diletantismo ou fugir da luta prática, das escolas e das universidades dedicar duas ou mais horas para escrever sobre o que quer que seja, salvo nossos panfletos. Ora, e é exatamente por isto que início minha ode, parar e refletir tem o as pecto de colocar nossa mente no centro e permitir que caminhemos adiante, no nosso dizer, acumulemos sobre algum assunto que nos interessa individualmente e enquanto tipo-ideal jovem.
Ainda neste ponto, jovens capacitados para fazer a revolução são jovens que pensam e, que no dizer de Lenin, dirigem a política. Para tanto é indispensável disputar a hegemonia da interpretação da sociedade e este é nosso papel utilizar de todos os meios para sermos reconhecidos como vanguarda por que lideramos as lutas democráticas e oferecemos as interpretações mais coerentes sobre os dilemas do povo brasileiro.
Bem sabemos, que o panfleto vem sendo substituído pela internet e neste novo espaço que se inicia devemos ser aqueles quer irão ter o melhor e o maior contingente de discussões produções artísticas e literárias, em suma, que irão ocupar o espaço de preencher a mente da juventude brasileira com conhecimento e diversão.
Aspectos organizativos
Nós somos uma organização centralizada com tarefas e dirigentes e uma estrutura “hierarquica” bem definida do tipo de laços fortes, ou seja, uma associação em armas. Contudo, a fluídez do mundo exige de nós que deioxemos a nossos militantes espaço para produzir e propor assuntos que fopgem a nossa capacidade cotidiana de produzir. Assim, devemos falar do tim maia, do bigbrother, das redes sociais. Apostar que a juventude é inteligente o suficiente para entender o que dizemos de modo teórico enquanto vamos até eles mostrar que somos jovens como eles.
Neste sentido os blogs cumprem um papel complementar em relação a nossa militância cotidiana em um duplo sentido tanto da organização interna dos assuntos quanto de sermos capazes de, mais uma vez como Lenin diz, não dar para a juventude somente a papinha da política. Agregar a denúncia e o convencimento aos instrumentos para que possamos interpretar a sociedade.
Por outro lado, os blogs da UJS suprem uma carência formulativa de nossa meninada de ter espaço para falar mais do que os problemas estudantis e produzir mais do que panfletos. Nós precisamos que os jovens que ingressam em nossas fileiras percebam que têm espaço para ser jovens e falar cada um a seu modo de suas inquietações e de seus anseios. Afinal não somos dogmáticos e o socialismo, como diz marx, só surgirá das lutas do futuro e não do passado.
Os desafios dos Blogueiros
O primeiro desafio dos Blogueiros é entender que não basta escrever é necessário divulgar aquilo que escreve é necessário que as pessoas vejam para que elas possam se sentir tocadas pelos problemas de que nós falamos. Assim, a UJS tem a obrigação de auxiliar na divulgação dos nossos prodígios mas acima de tudo somos nós os escritores que devemos nos responsabilizar em aprender a dar um uso socialista para as ferramentas de otimização nos meios de busca, interagir polemizando com outros blogueiros da direita e mesmo com os da esquerda para que nós nos tornemos referência.
Um segundo desafio é transcender a produção individual e fortalecer a comunicação e a formulação dentro de nossos núcleos, cidades e estados. Não basta que eu produza a UJS também tem que produzir é necessário democratizar a produção e mostrar para a juventude que o conhecimento não é propriedade é um patrimônio da sociedade e que a UJS está comprometida em mostrar tudo que seus membros produzem. Quero dizer que temos que auxiliar na tarefa de fazer a juventude perceber que seus dilemas valem a pena e que não existe tal coisa como um militante capaz de formular e outro apto somente a passar em sala. Todos nós somos produtores e construir uma nova sociedade é produzir um novo sentido para nossa vida e a tarefa é de todos nós.
E o terceiro e último desafio que pretendo elencar aqui neste desabafo é o do hermetismo. Hermetismo é o uso de uma linguagem por demais erudita que faça com que as pessoas se afastem da gente. Este é o principal desafio por que prejudica os outros. Devemos, e neste caso eu me incluo mais do que nunca, tentar ao máximo escrever de modo que, sem rebaixar a teoria ou subestimar o povo, utilizemos uma linguagem acessível a todos.
Bom, é esta a reflexão do dia. Os blogueiros cumprirão um papel central na revitalização e na ruptura com um modo específico de produzir conhecimento e complementar a formação teórica da juventude. Esta formação teórica, que a UJS enquanto juventude de vanguarda, deve priorizar, deverá ser além de democrática prezar pela clareza conceitual para que ela possa integrar a construção de um jovem consciente e cidadão. Quanto mais blogueiros progressistas a UJS tiver maior será nossa inserção na sociedade e nossa capacidade de cumprir nossa missão. Como diria o amigo e camarada Allysson Lemos: Sinal Preto. Amotinem-se Blogueiros da UJS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...