sábado, 5 de fevereiro de 2011

Que educação?

Texto reproduzido do Blog da Dilma

Publicado em 29/01/2011

Maressa Vieira,Engenheira e Professora,29.01.2011

Ao analisarmos a educação brasileira, perceberemos que, apesar dos esforços do governo nessa área e, notadamente no ensino básico, muito se deixa a desejar.

Concordo que se faz necessária uma mudança na condução da forma de proporcionar o conhecimento, gerar o aprendizado que cultivará a vontade de aprofundamento do saber, enfocando o fazer, ou seja, saber para fazer e alcançar objetivos de forma resolutiva e eficaz de questões que aprimorem o desenvolvimento e à consecução da prestação de serviço.

Questionável ainda é a situação no que diz respeito à falta do profissional da educação em pleno século XXI. Há escolas com déficit de professores e cuja carga horária fica comprometida; comprometida mesmo fica a educação dos estudantes.

O quadro gera além da descontinuidade da aprendizagem à sensação de desvalorização do educando que se vê prejudicado nos seus anseios e na sua formação, sem contar que o professor, seja efetivo ou temporário, precisa realmente contar com apoio continuado dos órgãos gestores para fazer fluir todo o seu empenho na tarefa de ensinar.

É bom lembrar que o professor é figura, instrumento maior na formação de toda e qualquer profissão e é justo que seu valor seja reconhecido não só em termos de salário, mas, sobretudo, através da sua qualificação profissional, com aprimoramento voltado à sua área e de forma a atender mais e mais o educando da atualidade.

Aponto como necessidade prioritária no início deste ano letivo que os governos estaduais concluam seu quadro de professores, seja através de concursos ou chamamento de concursados para evitar danos aos alunos que trazem anos de defasagem, isto tanto em relação ao conhecimento, como em termos de idade.

O Brasil deve seguir mudando, crescendo e a educação é base dessa construção. Como atingir o perfil de país desenvolvido se há escolas sucateadas, sem o amparo legal assegurado na lei maior, ainda carente do cumprimento que garanta a real possibilidade de atender à demanda de forma eficaz?

Sabe-se que é preciso mudar a visão de educação pública do país. Chega de pensar equivocadamente que qualquer pessoa pode assumir uma sala de aula, como se educar fosse uma tarefa fácil de executar, como se a escola pública não tivesse um percentual enorme de alunos que merecem total atenção, sendo brasileiros e futuros profissionais contribuintes não só de impostos, mas para a grande mudança que se espera e se deseja no seu país.

Continuarei levantando a bandeira em prol da educação da qualidade para todos porque sei da sua importância para o sucesso do Brasil. Primo pela superação da ignorância, do analfabetismo que ainda enegrece nossa história quando analisamos as estatísticas de desempenho dos nossos estudantes.

É providencial que mudem a visão quanto à profissão professor. A valorização desse profissional implica urgência e deve ser motivada pela formação contínua que implicará mudança de conceitos da sociedade quando os resultados forem favoráveis.

Somente com a formação que implique na frutificação do conhecimento, da emancipação e conduza a uma autorrealização é que poderemos transformar nossa existência, nossa capacidade de agir conscientemente, atuando como protagonistas na condução da transformação do país e como força contribuinte para que se firme como desenvolvido, fortificando seu alicerce, dando suporte ao seu futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...