domingo, 1 de maio de 2011

Para um conhecimento enciclopédico do Dilema Dissonante

O Dilema dissonante tornou-se um espaço hermético e,. por isto, sua significância comunicativa ficou prejudicada. O papel deste blogueiro é recolocar as coisas em ordem, então, este é um post, à la Nietzsche, “Para todos e para ninguém”. Trata-se, em suma, de explicar sua organização formal. Com isto acende-se uma clareira na direção do que pode significar estes pensamentos que, por muitas vezes, podem parecer que não fazem sentido ou não se relacionam com a realidade prática de nossas vidas

A importância de tal tarefa encontra-se na realocação de seu campo significativo e na apresentação, inicial, do que chamarei de projeto dissonante. Isto nos impõe uma questão preliminar, por que, num sentido prático, dissonante? Ao que, grosso modo, pode-se responder: Por que sua preocupação principal é com o acesso ao conhecimento, num sentido teórico e empírico.

No sentido teórico discute-se aqui, a todo tempo, a possibilidade do acesso ao conhecimento pelo entendimento, ou seja, como se dá em um nível ontológico a atualização do ser que nós somos. Para tanto vale o modo de aceder a este a partir da constituição, por diversos meios, de um espectro textual e, possivelmente, de outras mídias que possa nos levar do conhecimento vulgar ao conhecimento da consciência e do destino em que se envia nossa autocompreensão num tempo e num espaço.

Por seu turno, no sentido empírico erguem-se duas pretensões de validação, uma comunicacional e uma política. A primeira envolve, num sentido, forte a tarfa do despertar para nossa autocompreensão e a comunicação das condições materiais da vida. Desta decorre a pretensão política de com este conhecimento, em um sentido próprio com a sua internalização, estabelecer quais são os meios e as ações políticas adequadas à permitir que possamos aceder ao conhecimento teórico de modo mais avançado e prático, retirando-o com isto de seu estado latente de constante retraimento.

Assim exposto o conhecimento enciclopédico do blog volta-se para sua estrutura. Como se pode perceber temos três tipos de postagens básicas Pensamentos, que cumprem o sentido teórico, Artigos, que o completam mas fazem a ligação entre os dois campos onde deve atuar o desenvolvimento do trabalho comunicativo para que sua significação tenha sentido e as Notícias que expressam os limites do conhecimento ideal da estruturação da realidade.

Os outros tópicos definem de modo progressivamente específico quais são os temas e assuntos se tratou. O que vem ocorrendo é que devido à falta de tempo e de senso tenho priorizado exclusivamente os pensamentos deixando assim incompleta a tarefa transicional do blog. Contudo, espero ser capaz de reverter isto, restabelecendo o tripé que vai da teoria pura à práxis cotidiana e vice-versa.

Tal restabelecimento é a condição necessária para que possa se chamar este blog de progressista e, por isto, neste momento assume caráter central, visto que estamos rumo ao Encontro de Blogueiros. Caí no diletantismo que outrora jurei combater, mas é sempre possível restabelecer a ligação necessária entre filosofia e política, teoria e revolução.

Como disse um post para todos e para ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...