sábado, 5 de novembro de 2011

Crise e Revolução

Na minha opinião as palavras crise e revolução andam juntas e, até o presente momento, é o que a crise capitalista vem provando. Ora, isto não significa que a crise, que hora é do capitalismo, seja sempre de indole revolucionária ou mesmo que a revolução seja sempre tomada em um sentido marxista.

A crise na Europa, como já se disse à exaustão, é de índole retroativa, ou seja, tem uma índole que visa desregular e deslegitimar qualquer manifestação popular ou exemplo de soberania em relação àqueles que se despersonificam em interesses. A “revolução” na Líbia é também de índole retroativa onde se deslegitima um governo democrático em favor dos mesmos interesses despersonificados".

Por outro lado, no Brasil e na China por exemplo a crise assume um caráter de oportunidade e àquilo que se aproxima de um movimento contestatório, movimento contra a corrupção, assume caráter regressivo. Isto por que a agenda do desenvolvimento social, econômico e político que verdadeiramente poderia dar algum sentido político à luta contra a corrupção é entravada por esta mesma luta.

Todos aqueles que andam juntos carregam, inerentemente consigo, uma contradição e uma harmonização me parece então que também é assim entre crise e revolução. Neste sentido onde a crise é tomada por medidas retroativas suas causas são associadas ao Grande Capital enquanto onde ela é associada a possibilidades futuras a grande opressão é vista como problema do governo. Tome-se, por exemplo, os casos de EUA e Brasil

Isto se dá por que onde a crise é resultado da espoliação as manifestações não podem mais cobrar somente do governo por que este, despojado de sua soberania, não tem mais autonomia para tomar todas as decisões sozinho. Por outro lado, onde a crise é uma oportunidade de futuro a agenda da crise só interessa àqueles que não tem futuro.

Por fim, o que eu pretendi exaltar é que, conforme o caráter específico da crise, ela guarda uma relação diferente com a idéia de revolução e, num mundo complexo, como o nosso é preciso um pouco mais de consequencia, de paciência antes de sair bradando por aí reclamando dos problemas da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...