quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Copa e Olimpíada podem prejudicar direitos humanos, prevê plataforma

Texto reproduzido da Agência Câmara

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias ouviu nesta quarta-feira os cinco relatórios setoriais da Plataforma Brasileira dos Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (Dhesca). O relator do tema “Direito à Cidade”, Orlando Santos Júnior, manifestou preocupação com o impacto negativo da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 sobre segmentos da população urbana de renda mais baixa.

“São grandes os interesses econômicos envolvidos, e eles disputam o solo urbano e a gestão das cidades”, disse Santos Júnior, advertindo que já se verificam casos de despejo em função da organização da Copa de 2014.

Ele espera que os órgãos do governo encarregados da preparação destes megaeventos esportivos estabeleçam a meta de “despejo zero”, para reverter essa ameaça.

Medidas preventivas

Procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Gilda Pereira Carvalho também alertou para os riscos dos megaeventos esportivos. Ela revelou que o assunto foi debatido em recente encontro dos procuradores federais, tendo sido apontada a necessidade de medidas preventivas – não citadas – para evitar violências contra populações de baixa renda.

Gilda Carvalho contou ter conversado com pessoas da Índia e da África do Sul, países que  realizaram há pouco tempo grandes eventos esportivos, e que os relatos dão conta de que foram “péssimas experiências”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...