quarta-feira, 1 de junho de 2011

Diferentes modos de arrazoamento: PT e PCdoB

image

Tenho voltado minha carga contra a falta de projeto no longo prazo do PT. Entendo que o governo Dilma, no qual votei e não me arrependo, tem sido alvo de críticas nem sempre bem fundadas mas sempre de fogo amigo. Neste dia em que se comemora o dia da imprensa é decepcionante que os novos comunicadores, blogueiros tuiteiros e afins, tenham tão pouca falta de consenso sobre o que é o elemento essencial que deve ser o foco de nossas críticas e apoios.

Por outro lado, o PcdoB, aliado histórico do PT, vem sofrendo toda sorte de ataques por parte deste mesmo partido por conta do Código Florestal. Tal fato revela a diferença no modo de compreender a sociedade e, em última instância, de arrazoar sobre a mesma. È notória a falta de compreensão acerca do significado de tática e estratégia, conceitos fundados por Lenin.

É também surpreendente que enquanto apresentamos um projeto socialista para o país nossos nobres companheiros se digladiem em questões pontuais, numa notória falta de matiz da realidade que não era de se esperar de um partido que é governo há 8 anos. Bem sabemos que os recuos, que quero crer, são táticos não estratégicos são frutos de uma política que privilegiou a aliança com o PMDB deixando de lado um programa histórico encampado pela esquerda.

Percebe-se, na prática, uma clara falta de compleição na análise do país hoje por nossos companheiros que não compreendem o significado de um governo democrático esperando medidas revolucionárias de um governo de centro-esquerda e que se presta a todo tipo de acordo em favor da governabilidade. Me parece claro que a contradição entre campos conservadores e avançados foi trazida para o seio do governo exigindo de nós grande paciência e luta para evitar que o rumo a ser tomado nos oriente para a centro-direita;

Governar em coalizão significa, em última instância, estabelecer consensos buscar soluções conjuntas que terão como significado a ordem de forças que esta estabelecida. Assim, enquanto nossos companheiros voltarem sua carga contra nós, privilegiando os setores de centro e centro-direita, não será possível qualquer avanço real, com a realização das reformas que o Brasil precisa. Ademais, nos manteremos também na carga por estas reformas, como fizemos com o Código Florestal, garantindo o federalismo e a agricultura brasileira.

Confundir aliados táticos com estratégicos só enfraquece o governo e também nossas fileiras, contudo, não podemos e não iremos abrir mão das reformas. É necessário que percebamos já quem é nosso inimigo tático e este é a centro direita que empurra o novo pacto social para os confins onde eles mantém seu patrimonialismo. Isto não significa prescindir de sua aliança, tática, mas sim entender que devemos estar unidos em torno das reformas por sermos aliados estratégicos. Por outras palavras o campo de significados em que eles, centro-direita se movem, não é o mesmo que nós PT, PCdoB, PSB e PDT nos movemos.

Este campo é o que estrategicamente, com vistas ao desenvolvimento nacional, à construção de uma sociedade plural, solidária e democrática deve ser fortalecido. Em suma este é o campo de esquerda. Contudo, bem sabemos que não podemos prescindir do apoio de todas as forças que compõem o governo e, por isto, deveremos fazer concessões. Trata-se de uma política que minimize os danos à nossa concepção de mundo ocasionados pela síntese decorrente do pacto social capital/trabalho implementado pelo governo Lula.

Assim, enquanto nós Comunistas, Socialistas e Trabalhistas somos aliados estratégicos orientados pela constituinte em seu sentido próprio, ou seja, pelos princípios da dignidade humana, da solidariedade, da autodeterminação dos povos e da soberania nacional, nossos aliados são orientados por interesses fisiológicos que somos obrigados a contemplar em alguma medida precisamos encontrar esta justa medida. Nos digladiarmos só permitirá seu avanço e o desenvolvimento de uma política conservadora para o país. Aos novos comunicadores peço-lhes que percebam a importância de sua tarefa e cerrem fileiras contra nossos inimigos e limites à nossos aliados temporários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...